A serralheria é uma área que envolve bastante a mão de obra, em consequência da quase nada utilização de itens tecnólogos. A mão de obra utilizada tem que ser especializada e o serralheiro possui grandes habilidades manuais, isso faz toda a diferença.
Dentro das serralherias são desenvolvidas varias atividades, tais como: atividades de escritório, corte dos mais diversos tipos, com esmerilhadeira, corte oxi acetileno, solda elétrica, estampagem manual ou através de prensa elétrica, pintura de fundo com zarcão e de acabamento com esmalte, montagem, acabamento.
Dentre os maquinários, as mais comuns são: esmerilhadeira, policorte, esmeril, solda elétrica, etc. Sem mencionar alguns produtos químicos e radiações.
Os serralheiros desse setor estão continuadamente expostos a riscos enquanto trabalham. E quais seriam esses riscos? Veja abaixo: apresentamos o risco bem como seu potencial efeito sobre o corpo humano.
Alguns dos riscos físicos, pode ser o ruído que pode causa a perda auditiva. Tem também os riscos químicos, que podem causar, queimaduras, perturbação respiratórios, leões pulmonares e dores de cabeça.
Riscos corporais, que podem causar postura inadequada, fadiga, redução da facilidade manual, lesão por uma ação repetida várias vezes e redução da capacidade de trabalho. Não podemos deixar de falar dos acidentes com máquinas, ferramentas, equipamentos, piso irregular e instalações elétricas.
Vamos compartilhar algumas dicas para evitar ao máximo os riscos.
Físico:
- Realizar a manutenção preventiva do maquinário.
- Sempre organizar a posição dos maquinários, afastando-os das parede, uma dica extra aqui é, crie corredores de circulação de som (que devem ter no mínimo 1,20m) para diminuir ao máximo os ruídos.
- Prender as máquinas e equipamentos no piso, evitando um tropeção.
- Quando possível, realizar o reclusão da máquina ou equipamento, ou utilizar silenciadores.
- Utilize o EPI adequado para a realização da atividade.
Químico:
- Substituir a substância tóxica por outra atóxica, ou com menor toxicidade.
- Janelas para que corra vento natural. Caso não seja possível, a ventilação forçada deve ser instalada ou diluidora (dilui o poluente, tornando sua concentração mais baixa.)
- Separa a área que envolvam solda e pintura das outras áreas de produção.
- A serralheria deverá seguir as informações e controle sobre os produtos tóxicos que utilizar.
Corporais:
- Organizar para que todo o maquinário ou ferramenta que for utilizada, esteja próximo ao serralheiro.
- Evitar que o serralheiro fique curvado ou que seus braços fiquem acima da altura dos ombros enquanto trabalham.
- Evitar que os serralheiros descarreguem cargas pesadas que possam comprometer a saúde.
Acidentes:
- Ajuste correto das máquinas e equipamentos.
- Avisos de segurança bem visíveis.
- Revisão e manutenção dos itens de segurança e de todo maquinário.
Seguindo essas dicas, qualquer serralheiro vai poder trabalhar se sentindo mais seguro.