Equipamentos adequados para uma boa serralheria

Tempo de leitura: 3 minutos

Procuradas por diversos mercados, serralheiros e serralherias contam com uma variedade de opções de serviços disponíveis para atender suas necessidades. Trata-se de produtos metálicos, e esse tipo de material exige as ferramentas e equipamentos adequados para a execução do trabalho com maestria.

Abaixo você confere os equipamentos que compõe uma boa serralheria:

  • Furadeira de impacto

As furadeiras de impacto serve muito bem para atividades mais pesadas, tem uma grande potência e a batida da sua rotação são maiores e, assim, faz furo em peças de aço, ferro e concreto sem danificar o produto/serviço/material.

  • Lixadeira

Bastante utilizada em construções civis para fazer cortes em superfícies mas também é usada para lixar vários tipos de peças. São ferramentas elétricas que podem ser divididas em:

– Lixadeira orbital: Seus movimentos são rápidos e em círculos. Não é indicada para serviços em grandes superfícies ou com muitos ângulos.

– Lixadeira roto-orbital: Também não é indicada para zonas com ângulos, somente superfícies retas, mas possui controle de velocidade e são excelentes no processo de lixar materiais.

– Lixadeira cinta: Faz o tratamento das superfícies como metal, madeira ou plástico, retirando grandes quantidades desses materiais. Também serve para o desbastar peças.

– Lixadeira delta: Com a ponta desenhada de modo que chegue onde as outras lixadeiras são alcançam, a delta é ideal para que o profissional faça trabalhos em cantor e arestas. No entanto, ela deve ser usada como uma ferramenta que ajuda no trabalho das outras lixadeiras.

  • Esmerilhadeira

A esmerilhadeira apresenta alta velocidade na execução de cortes e desbaste em metais e é indicada para fazer acabamentos em peças de aço e estruturas metálicas, bem como lixamentos e polimentos.

  • Moto esmeril

Um moto esmeril possui finalidade de desbastar, afiar e dar acabamentos de ferramentas de uso do serralheiro (chaves, por exemplo) que são desgastadas de acordo com seu uso.

  • Serra Tico Tico

Utilizada para cortes de madeira que exijam movimentos mais complexos. Com uma serra bem afiada, resistente e com movimento contínuo, é capaz de fazer cortes precisos – inclusive se forem feitos em curva.

  • Torno de bancada

O torno de bancada (também conhecido como Morsa) é uma máquina que possui diferentes finalidades, entre elas: construir peças, fazer acabamentos, cortar, serrar, roscar e limar.

  • Transformador de solda

Ideal para ser usado não apenas em serralherias, mas também em oficinas e indústrias de produção leve e são usados para a soldagem de diversos tipos de eletrodos revestidos. Trabalham em corrente alternada (CA).

  • Jogo de chaves combinadas

As chaves combinadas possuem dois lados: um deles é boca e o outro, unit drive. Um kit de chaves combinadas inclui diversas peças com tamanhos variados. Cada uma das chaves tem função de aperto e desaperto de porcas, parafusos quadrados, sextavados e dodecagonais.

  • Jogo de chaves de fenda e Phillips

A chave de fenda é usada para apertar ou afrouxar um parafuso. Semelhante a ela, a chave Philips também bastante comum, com a diferença que possui formato indicado para parafusos com a cabeça de cruz. Um kit de chaves de fenda e Phillips apresenta peças de variados tamanhos para que o uso dentro de um estabelecimento seja mais prático e rápido.

  • Dobrador de tubo / cano

Usado para fabricar peças em série na indústria de móveis metálicos, decorações, tubulares etc.

Outros produtos:

– Arame Mig;

– Tocha mig;

– Eletrodo;

– Jogo de chave Allen;

– Tesoura de cortar chapa.

Precisa de uma boa serralheria em Porto Alegre? Clique Aqui e Saiba Mais!